top of page

Junta

O QUE É?

Os retrocessos sociais e as ameaças àquilo que foi conquistado no campo dos direitos das pessoas com deficiência têm intensificado os enfrentamentos cotidianos.

Famílias de crianças e jovens com deficiência, sobretudo as mães, têm sido obrigadas a lidar com uma série de ausências: do Estado, da política pública, da rede de apoio. Quando se pensa em Educação, então, as barreiras são enormes. O fato é que nós, como sociedade, temos muito mais experiência em excluir, discriminar, segregar do que em incluir. A Educação Inclusiva, que encontra amparo na legislação desde a Constituição de 1988, ainda é interpretada como favor que se pode (ou não) conceder ao outro. E os estudantes com deficiência são frequentemente desacreditados, considerados como incapazes de aprender ou como aqueles que atrapalhariam a turma. 

Mas a gente sabe que a realidade não é um dado imutável. Ao contrário, está sujeita à nossa ação transformadora, algo que a gente só consegue fazer coletivamente. De mãos dadas, buscando amparo na teoria para respaldar a ação e no afeto para encorajar a luta.


Por isso: Junta! Um percurso online de 9 encontros, que começa em 13 de junho, com especialistas em Educação Inclusiva e Direitos Humanos para nos aprofundarmos nos conceitos, práticas e leis que devem subsidiar a escola do século XXI, uma escola para todos. E o percurso não termina quando acaba. A gente segue juntas, nos apoiando, em rede, pela educação inclusiva, com o Instituto Cáue. 

Imagem com o logo da JUNTA (educação inclusiva), um círculo nas cores azul, amarelo, vermelho e verde e pequenos círculos ao redor, formando o abraço de quatro pessoas.
bottom of page